Drive Ventilatório Durante o Sono

Artigos

Drive Ventilatório Durante o Sono

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Rafaela Garcia Santos de Andrade

Vivien Schmeling Piccin

Drive ventilatório durante o sono. Você conhece este conceito?

Com o objetivo de facilitar a precisão das intervenções terapêuticas no tratamento da apneia do sono tem surgido o conceito de drive ventilatório do sono.  A ideia é identificar as características fenotípicas, respiração a respiração, de cada paciente e tratar de maneira direcionada e personalizada. Por exemplo, pacientes que apresentam uma via área superior (VAS) mecanicamente mais susceptível ao colapso não irão se beneficiar de tratamentos que não utilizam o suporte pressórico CPAP ou binível (como medicamentos e aparelhos de avanço mandibular). Alguns estudos também já demostraram que indivíduos com uma alta resposta ventilatória a pequenas variações gasométricas (conhecido como alto loop gain) também podem apresentar mais dificuldade de sucesso com tratamentos não-pressóricos. Por outro lado, a cirurgia está indicada em pacientes com colapsabilidade da VAS moderada. E alguns medicamentos que estimulam a ativação da musculatura da faringe acabam sendo mais efetivos em pacientes que apresentam uma resposta muscular compensatória baixa. 

O conceito de drive ventilatório durante o sono consiste em avaliar a diferença entre a ventilação passiva (Vpassivo) e a ventilação ativa (Vativo). Quanto mais discrepantes forem as quedas e elevações do drive ventilatório durante o sono, mais colapsável é a via aérea superior do indivíduo. 

E como esta análise pode ser feita? Através de um sistema de algoritmos que irá considerar, além da frequência respiratória, o Vpassivo e o Vativo durante o sono. A ventilação passiva é aquela que ocorre sem a obstrução de VAS. A pessoa está respirando normalmente e com uma amplitude ventilatória normal. Já a ventilação ativa é aquela que acontece quando há uma obstrução e ocorre um despertar ao mesmo tempo em que a musculatura respiratória está em esforço aumentado na tentativa de desobstruir a VAS. Por exemplo: imaginem que a garganta está fechada e vocês estão fazendo esforço para respirar. De repente a “garganta” desobstrui e vocês conseguem pegar uma grande golfada de ar (porque tirou a obstrução, e porque o musculo respiratório estava fazendo mais força para respirar naquele exato momento). Então, é esta a ideia do Vativo! Esta grande amplitude ventilatória pelo esforço muscular associada ao despertar. Ou seja, o conjunto do aumento do trabalho muscular e do micro despertar gera um incremento muito grande do fluxo inspiratório. Assim, a diferença entre o Vativo e o Vpassivo determina a magnitude da resposta compensatória. 

Esta caracterização fenotípica, determinando quais indivíduos tem a VAS mais colapsável e menos colapsável através da avaliação da magnitude da resposta ventilatória, é importante porque pode ser feita de forma não invasiva, apenas pela avaliação da curva de fluxo respiratória durante o exame de polissonografia. Além disso, a apneia do sono é uma doença heterogênea de múltiplas causas; conhecendo o comportamento dinâmico da VAS superior durante o sono fica mais fácil eleger o tratamento mais assertivo para cada caso e melhorar a adesão às diversas terapias. 

Apesar de serem estudos iniciais, a verificação de comportamentos anatômicos dinâmicos diferentes da VAS durante o sono consolida a ideia de que o tratamento da apneia do sono deve ser personalizado.

Sands SA, Edwards BA, Terrill PI, Taranto-Montemurro L, Azarbarzin A, Marques M, Hess LB, White DP, Wellman A. Phenotyping Pharyngeal Pathophysiology using Polysomnography in Patients with Obstructive Sleep Apnea. Am J Respir Crit Care Med. 2018 May 1;197(9):1187-1197. doi: 10.1164/rccm.201707-1435OC. PMID: 29327943; PMCID: PMC6019932.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos por e-mail